Design Thinking o que é?

No comments

O Design Thinking é uma metodologia criativa e inovadora que coloca as pessoas no centro das soluções como forma colaborativa de pensar e solucionar problemas.

O design é um processo que mistura acções intuitivas e intencionais e tornou-se cada vez mais importante na identificação e solução de problemas sociais e desafios de negócio. Obras como Applied imagination, de Alex F. Osborn (1953) , e New think, de Eduard Bono (1967) ajudaram a explicar e a popularizar métodos de solução criativa para os problemas. No entanto, foi Peter G. Rowe que aplicou pela primeira vez o termo Design Thinking à arquitectura em 1987. Mais recentemente Tim Brown e a sua equipa IDEO desenvolveram técnicas para enquadrar problemas e gerar soluções, enfatizando o design como um meio de satisfazer as necessidades humanas.

A metodologia

É através da metodologia Design Thinking que aprendemos a conhecer o utilizador e que chegamos a soluções inovadoras e muitas vezes pioneiras.

Para chegarmos ao centro do problema vemos o mundo através da forma como as outras pessoas interagem e como o veem. 

A metodologia do Design Thinking tem cinco fases: Pesquisa, Definição, Idealização, protótipo, Testes.

Design Thinking - metodologia

Design Thinking – Metodologia.

Pesquisa

É como aprender a calçar os sapatos do outro. Primeiro observamos as pessoas no contexto que queremos estudar. Depois interagimos, entrevistando as pessoas, tentando perceber o que pensam, o que sentem, o que fazem e finalmente, vivemos também a mesma situação que estamos a observar.

Necessidades, valores, crenças, emoções, padrões de raciocínio – são informações cruciais para definir soluções com maior probabilidade de serem adoptadas. 

Definição

Um problema pode ter muitas definições, muitas origens, muitas formulações, muitos pontos de vista. Definir é convergir e sintetizar toda esta informação e chegar a uma noção clara de um bom ponto de vista, uma frase que resuma a essência do problema a tratar e ser resolvido.

Explicitar a necessidade da persona para quem faremos o trabalho mas também as razões de fundo que levaram a essa necessidade.

Idealização

Três, Dois, Um, Partida!!!  Ir ao espaço procurar novos planetas.

As ideias nem sempre são consensuais, a maioria são ideias frágeis, impraticáveis, mas ouvir os outros é um caminho a percorrer. Explorar novos espaços e abraçar a diversidade, forçar conexões e misturar ideias, rapidamente, e imaginar cenários para as ideias. Um brainstorming é uma ferramenta poderosa para gerar ideias. Precisa de preparação, de método, de diversidade na equipa e de um facilitador experiente, é uma reunião muito intensa, de elevada concentração e esforço, e dificilmente dura mais de 45 minutos a 1 hora.

Protótipo

Fazer um protótipo de uma ideia é explorar as nossas ideias e fazê-las evoluir. Um protótipo pode ser um desenho, um diagrama em computador, uma simulação teatralizada, um simulacro de um ambiente, um objeto, um esquisso de um interface, ou até uma história. 

O protótipo é como um passo intermédio para testar ideias. Permite despistar ideias fracas ou erros, ganhar empatia com a ideia e com o problema. É construir para pensar, inspirar outros, sejam colegas de projeto, os clientes ou investidores.

Testes

A fase de testes é aprender com os outros, observar sem condicionar os resultados.

Apresentar o contexto e deixar correr a situação, permitindo que o utilizador interaja com o protótipo. Se a pessoa usar mal o protótipo devemos procurar entender porquê e resistir ao anseio de corrigir o uso, de mostrar um suposto caminho certo. Ao testar estamos a aprender, não estamos a ensinar. 

Por vezes os testes fazem-nos repensar o problema original. É nesta fase que olhamos para o problema e analisamos se os testes validam o problema como inicialmente foi definido, ou se o devemos corrigir e voltar a percorrer o ciclo da metodologia.

O Design Thinking é um ciclo virtuoso de aprendizagem e criatividade para a inovação do seu negócio.

Touch DigitalDesign Thinking o que é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.