Desmistificando o E-commerce

No comments

Saiba como aumentar as vendas online

Hoje em dia, websites como a Amazon e o Ebay, tornam a vida das pessoas relativamente mais simples. Estamos a falar de sites e-commerce que vendem tudo no meio online, promovendo uma maior comodidade e rapidez na compra dos consumidores.

Uma das grandes tendências para este ano e para os seguintes é justamente o crescimento do e- commerce enquanto plataforma de vendas, no entanto, ainda existe um grande desconhecimento relativo à forma como todo o processo se desenrola e como tirar mais proveito deste tipo de comércio.

Caso tenha interesse em aumentar as suas vendas online, está no sítio certo para o fazer.

Produtos vs Serviços

Um dos grandes mitos relativos ao e-commerce, é que este só deverá ser implementado num website que venda produtos. Tal afirmação não poderia estar mais longe da verdade, uma vez que é também uma excelente forma de promoção dos próprios serviços de uma empresa ou de alguém a título individual.

Existem áreas de atuação caracterizadas unicamente pela prestação de serviços (advocacia, ciências financeiras, etc) que poderiam beneficiar bastante com um website e-commerce para a promoção dos seus serviços.

É claro que nestes casos, há que analisar se um website corporativo expositivo dos seus serviços não será a melhor solução, até porque existem áreas onde a divulgação do preço praticado não é de todo aconselhada, mas isso não é impedimento para pôr a ideia de lado.

A publicidade online vs E-commerce

Uma das vantagens da publicidade online é a sua possível integração com o E-commerce. Pensemos nesta associação como “parceiros de crime”, onde o recurso a anúncios pagos pode ser uma forma de alavancar as suas vendas.
A titulo de exemplo, no Google Adwords é possível criarmos anúncios de tipo “Shopping”, anúncios estes que nos permitem promover os produtos que temos no nosso inventário de E- commerce, desde que sigam as regras de boa conduta da Google.

Os anúncios de Google Shopping são de alguma complexidade, pelo que se não for um expert na matéria aconselho a contratar ou falar com a sua agência digital de maneira a discutirem qual a melhor estratégia para começar a promover os seus anúncios.

O E-commerce Tracking

Outra das vantagens em ter um website e-commerce é que facilmente conseguirá monitorizar todos os acessos, assim como todos os registos de compra que serão efetuados no seu website.

Se integrar o seu sistema de e-commerce com o Google Analytics Enhanced E-commerce, irá ter acesso a uma maior panóplia de informações, tais como o número de utilizadores que desistiram em cada etapa do fúnil de compra, quais os produtos que têm tido melhores resultados e até que canais online (adowrds, redes sociais, etc) estão a gerar mais leads.

Toda esta informação fará com que consiga tomar melhores decisões em relação à estratégia a seguir, gerando mais valor para o seu negócio.

Woocommerce vs Shopify

De todos os plugins de E-commerce que existem, estes 2 são aqueles que mais recomendo, no entanto, existem diferenças significativas entre ambos que deverá ter em conta.

O Woocommerce é o plugin mais robusto dos dois, mas também aquele que mais conhecimento é preciso, incluíndo noções de programação. É um plugin que pode ser totalmente customizado pelo utilizador final e que oferece bastante segurança em todas as fases do processo.
A nível de design, o utilizador final tem a habilidade de poder criar o design que melhor entender, desde que tenha conhecimentos para tal. Este é portanto o plugin mais indicado para utilizadores avançados, já com algum conhecimento técnico e que querem fazer tudo à sua maneira de raíz.

Felizmente, para os menos entendidos na matéria, existe outra opção que é igualmente boa, é o Shopify. Um plugin também robusto e oferecendo também bastante segurança, o Shopify é um plugin que se vende a ele mesmo, tanto a nível de design (com vários templates por onde poderá escolher, sendo que a maioria são bastante apelativos e conseguem adaptar-se a qualquer tipo de negócio) como também não precisa de grande conhecimento técnico para montar a sua loja online (desde que esteja familiarizado com o WordPress). Este é o plugin que recomendo para todos aqueles que têm urgência em por a sua loja online e aumentar as suas vendas online rapidamente.

A nível de preços, é um pouco complexo, uma vez que ambos tem sistemas bastante diferentes, no entanto, e para resumir, irá acabar por gastar o mesmo com qualquer um deles, logo este é um ponto neutro nesta comparação.

Em suma, qualquer um destes plugins irá deixá-lo bem servido em termos de usabilidade e qualidade/preço.

Dicas importantes

– Garanta que o seu website é mobile-friendly, uma vez que atualmente a grande maioria dos utilizadores acede por dispositivos móveis e até o Google já lançou o mobile-first indexing, onde os websites otimizados para dispositivos móveis têm preferência e uma maior probabilidade de conseguirem um bom ranking no motor de busca Google.

– A usabilidade do website é muito importante para providenciar uma experiência agradável ao utilizador final e consequentemente conseguir fidelizá-lo à marca.

– Caso o seu CMS seja o wordpress, saiba que tem várias opções de integração e vários plugins bastante reconhecidos de E-commerce, tais como o Woocommerce e o Shopify (como falado anteriormente)

– Contrate um e-commerce manager. Esta é talvez a dica mais importante, caso não seja um entendido na matéria, uma vez que este profissional trará mais valias para o seu negócio e irá definir e monitorizar estratégias que lhe permitirão aumentar as vendas online.

Keep In touch

Touch DigitalDesmistificando o E-commerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.