Afinal o que são redes sociais?

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Hoje em dia as redes sociais proporcionam muitas oportunidades às empresas, pelo que é muito importante definir os seus objetivos comerciais e fazer um bom planeamento.
A primeira pergunta a fazer a si mesmo é: “O que espera obter das redes sociais?”
Pretende aumentar a notoriedade da empresa? Pretende alcançar mais e novos clientes? Pretende alcançar os clientes já existentes e incentivá-los a comprar mais? Pretende aumentar a sua rede de contatos?
Todas estas questões devem ser colocadas para depois escolher quais as redes sociais mais indicadas ao seu objetivo.
Todas elas têm características diferentes mas se souber quais são os seus objetivos de negócio e como pretende incorporar o elemento social na sua estratégia, facilmente escolherá as suas redes sociais.
Quando falamos em redes sociais, as primeiras que nos vêm logo à cabeça são o Facebook, Twitter e LinkedIn ou aplicativos como Whatsapp, o Snapchat e Instagram, típicos da atualidade, não é verdade?

Falemos então um pouco sobre cada uma delas.

FACEBOOK

Talvez seja a rede social mais popular, versátil e completa onde podemos conhecer pessoas, gerar ou gerir um negócio, partilhar informações, relacionarmo-nos com amigos, entre diversas coisas.
Para empresas, o facebook tornou-se uma ferramenta quase que obrigatória, sendo praticamente quase impossível não contar com o facebook como aliado a uma boa estratégia de marketing digital, seja para gerar um negócio como para atrair potenciais clientes.

TWITTER

Tem vindo a ganhar reconhecimento por parte dos utilizadores, atingindo o seu auge em meados de 2009. Hoje o Twitter é uma rede social onde se partilham histórias pessoais mas funciona principalmente como um segundo ecrã/tela onde os utilizadores comentam e publicam notícias que assistem na TV, comentam jogos de futebol, reality shows, séries, seguem a vida privada das figuras públicas, entre outros…

LINKEDIN

O Linkedin é sem dúvida o maior concorrente do facebook, mas numa perspetiva mais cooperativa. A grande diferença para o facebook é que é uma redes social onde o foco dos contatos é profissional, ou seja, em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos Companhias/Empresas.
É utilizado principalmente para partilhar experiências a nível profissional, na ótica de utilizador e como fonte de recrutamento por parte das empresas.

WHATSAPP

É uma rede social de mensagens grátis e instantâneas utilizada por quase todos. Hoje em dia os smartphones já vêm com esta aplicação instalada, o que permite trocar mensagens com grande facilidade, partilhar fotos e ficheiros. A nível empresarial também já é possível fazê-lo com o WhatsApp Business, onde é possível interagir com os clientes, fornecendo ferramentas que permitem responder rapidamente a mensagens.

SNAPCHAT

Há semelhança do WhatsApp, o Snapchat é um aplicativo onde podemos partilhar fotos, mensagens e vídeos.
No entanto, o Snapchat lançou um conceito de “stories” onde permite aos utilizadores publicar as suas histórias de uma forma mais divertida, onde podemos brincar, criar o seus próprios filtros e publicar emojis diretamente da câmera de filmar. Por exemplo, tocar no nosso rosto para experimentar um novo visual, trocar de caras com um amigo ou até jogar um jogo. Pode criar o seu próprio emoji, criar um efeito especial ou até mesmo transformar o dia em noite.
Com o Snapchat o seu dia torna-se uma verdadeira diversão.

INSTAGRAM

É uma rede social de partilha de fotos e vídeos entre os utilizadores, com a possibilidade de aplicação de filtros.Inicialmente, uma peculiaridade do Instagram era a limitação de fotos para uma formato quadrado, imitando as fotografias vintage, como as de câmeras Polaroid, mas por volta de 2012 a aplicação foi adquirida pelo Facebook e desde a sua aquisição, a rede social mudou bastante e hoje é possível publicar fotos em diferentes proporções, vídeos, Stories, boomerangs e outros formatos de publicação.

YOUTUBE

O YouTube é a principal rede social de partilha de vídeos online, com mais de 1 bilião de utilizadores ativos e 500 milhões de vídeos visualizados diariamente. www.youtube.com 

Depois de conhecer as principais redes sociais, a última coisa que deve planear é como vai falar para públicos-alvo diferentes nas diferentes redes que está a utilizar.O mundo das redes sociais pode ifinito e complexo, mas começar com objetivos bem definidos ajudá-lo-á a descobrir em que rede participar.

Por último, é importante saber que as redes sociais disponibilizam opções de publicidade ou funcionalidades especiais pagas. Por exemplo, pode pagar para poder colocar os seus conteúdos partilhados à frente do olhar de grupos específicos de pessoas nessas redes. Tente informar-se dos programas pagos nas suas redes sociais e veja se trazem valor.
Criar uma presença da sua empresa nas redes sociais que vai utilizar, não esquecendo os seus objetivos, é um passo essencial em direção ao sucesso nas redes sociais.

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